sábado, 29 de setembro de 2012

Acidentes acontecem

Em meus quase 40 anos, sempre ouvi essa frase: " Acidentes acontecem". Sempre fiquei pensando no que realmente vem a ser um acidente.  Em sua maioria são produzidos por descaso, falta de atenção, falta de prevenção, burlamento de leis e ordens.
Então porque acidentes acontecem? Creio ser uma parte mínima fruto da fatalidade. A grande maioria ocorre por nossa própria falta de bom senso, ou pela falta de bom senso de terceiros, mais preocupados com ganhos extras que com o bem estar social.
Quantos de nós ja não perderam ou quase perderam entes queridos nos famigerados acidentes de trânsito. Conversando com um diretor técnico do DETRAN- GO, essa semana, ouvi ele falar algo extremamente pertinente. Se as pessoas seguissem minimamente a lei, 50% dos acidentes fatais não aconteceriam.
Voltamos a Questão: Acidentes acontecem?????
A alguns meses aqui em Goiânia tivemos um acidente com 2 crianças em um berçário. Uma delas faleceu infelizmente. Descaso ou um momento de bobeira? As crianças não cavaram o acidente, elas simplesmente fizeram o que crianças fazem e nós adultos temos que prever. Uma questão óbvia : crianças são curiosas e exploram os espaços aonde estão. Crianças não podem ficar sozinhas, ainda mais quando se trabalha com crianças de outras pessoas. Foi um infeliz acidente? Não. Acidente seria se todas as medidas de segurança tivessem sido tomadas e ainda assim a fatalidade ocorresse. Mas na maioria dos casos os chamados acidentes ocorrem por culpa de alguém. Que na maioria das vezes está errado.
Precisamos fazer nossa parte. Se cada um faz o todo acaba recebendo o benefício. O tal jeitinho brasileiro é vergonhoso e custa caro, principalmente quando se trata de vidas.

Nenhum comentário: