Em meus quase 40 anos, sempre ouvi essa frase: " Acidentes acontecem". Sempre fiquei pensando no que realmente vem a ser um acidente. Em sua maioria são produzidos por descaso, falta de atenção, falta de prevenção, burlamento de leis e ordens.
Então porque acidentes acontecem? Creio ser uma parte mínima fruto da fatalidade. A grande maioria ocorre por nossa própria falta de bom senso, ou pela falta de bom senso de terceiros, mais preocupados com ganhos extras que com o bem estar social.
Quantos de nós ja não perderam ou quase perderam entes queridos nos famigerados acidentes de trânsito. Conversando com um diretor técnico do DETRAN- GO, essa semana, ouvi ele falar algo extremamente pertinente. Se as pessoas seguissem minimamente a lei, 50% dos acidentes fatais não aconteceriam.
Voltamos a Questão: Acidentes acontecem?????
A alguns meses aqui em Goiânia tivemos um acidente com 2 crianças em um berçário. Uma delas faleceu infelizmente. Descaso ou um momento de bobeira? As crianças não cavaram o acidente, elas simplesmente fizeram o que crianças fazem e nós adultos temos que prever. Uma questão óbvia : crianças são curiosas e exploram os espaços aonde estão. Crianças não podem ficar sozinhas, ainda mais quando se trabalha com crianças de outras pessoas. Foi um infeliz acidente? Não. Acidente seria se todas as medidas de segurança tivessem sido tomadas e ainda assim a fatalidade ocorresse. Mas na maioria dos casos os chamados acidentes ocorrem por culpa de alguém. Que na maioria das vezes está errado.
Precisamos fazer nossa parte. Se cada um faz o todo acaba recebendo o benefício. O tal jeitinho brasileiro é vergonhoso e custa caro, principalmente quando se trata de vidas.
Talvez seja somente um espaço para escrever, e talvez até possa compartilhar as palavras escritas...
sábado, 29 de setembro de 2012
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Quero falar um pouco hoje sobre um assunto interessante: Adoção. Fiz uma matéria para a rádio, onde algumas dúvidas foram esclarecidas. A mãe que não quer criar o filho por exemplo, tem opções legais para que a criança possa ser encaminhada. Lembrando que a entrega de uma criança para a adoção não é crime. Mas o abandono e o assassinato são.
Mães que deixam filhos recém nascidos em sacolas, sacos de lixo, dentro de privadas acabam sofrendo além do trauma de abandonar a criança, as penas legais. Claro que no momento em que a criança nasce, deve acontecer uma turbulência emocional muito grande. O acolhimento dessas mães no período da gestação é muito importante, para prepará-las para esse rompimento. Claro, ninguem quer ver mãe longe de filho. Mas não dá pra estar na mente dessas pessoas. Em sua maioria extremamente conturbada. Qual será sua reação?
No caso das crianças maiores que são abandonadas, a relação criança- familia, deve ser analisada . A justiça sempre presa pela manutenção da criança na familia original. No entanto, pais e mães adotivos, estão tão intensos no desejo de adotar, de trazer para seu convívio esse novo ser que precisa de carinho, identidade, referência, que deveriam ser olhados com mais carinho pela justiça. O bem da criança deveria ser o principal item de direcionamento. Ficar com alguem que claramente não lhe quer, não pode ser muito saudável.
Acho a adoção no Brasil ainda é muito complicada. Bucrocrática, como em várias outras coisas que aqui acontencem. Mas no enfrentamento dessa burocracia, a sociedade civil tem se unido em ONGs voltadas a auxiliar pais que querem trilhar o caminho da adoção. Vera Cardoso, é responsável pela ONG Grupo de Estudos e Apoio a Adoção em Goiânia, e diz que nas suas reuniões quinzenais a troca de idéias, o aconchego e as histórias dos filhos, preenchem o tempo e ajudam a superar as dificuldades e as grandes dúvidas que surgem. Como por exemplo, o que dizer quando vai matricular o filho na escola? É relevante dizer que ele é adotado?
Bem meus parabéns aos AMOROSOS pais que resolvem adotar. Nossa infância carente agradece.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Percepção da Imagem virtual
Para perceber algo, fazemos uso de nossos sentidos. Quanto mais sabemos utiliza-los, mais a percepção age em nosso favor. Acabei de terminar uma monografia de especialização falando justamente em como podemos perceber a imagem virtual. A principio achei que os mesmos elementos utilizados na percepção da imagem luz, poderia ser utilizado na imagem virtual. Nesse estudo , acabei observando que não funcionava bem assim. Perceber está ligado a estimular determinados sentidos de forma a interagir com a fisiologia do olho e resultar num quadro que define aquela imagem para quem vê. A imagem virtual requer muito mais de um processo de leitura do que da definição de elementos como cor, forma e movimento.
Descobri um estudo feito pelos companheiros lusitanos sobre a Literância Visual, que foi bem esclarecedor. Depois vou postar um texto mais completo sobre esse estudo que achei muito bom e acabou mudando completamente meu foco de interesse sobre a percepção da imagem virtual.
Descobri um estudo feito pelos companheiros lusitanos sobre a Literância Visual, que foi bem esclarecedor. Depois vou postar um texto mais completo sobre esse estudo que achei muito bom e acabou mudando completamente meu foco de interesse sobre a percepção da imagem virtual.
Assinar:
Postagens (Atom)